Seja bem vindo...

Não estou muito habituado ao ritmo de postagens, ao ritmo "web" de ser, porém estou habituado a me aproximar cautelosamente das palavras sem que elas se firam e firam quem as ouve. Caso algém queime com as palavras ouvidas ou ditas nos textos postados, é porque tem um combustível que se liga ao desejo de mudança.

domingo, 12 de setembro de 2010

GERAÇÃO MÁSCARA

Num dia nublado de julho, férias de escola, os ricos na rua, os pobres fazendo bico, passava um garoto de uns 15 anos pela avenida principal do subúrbio mineiro. Encontrou um velho, 65 de experiência. Ao vê-lo pergunta ao garoto:


_ Quem é você?

_ ah me chamam de João

_ também me conhecem como mestre, pois tenho 65 anos e as pessoas me vêem como ancião experiente. Mas me fale uma coisa, o que faz assim nesse horário andando pela rua?

_ Nada senhor, sempre andei pelas ruas sem fazer absolutamente nada.

_ Mas...

_ É sim... Abandonaram-me aos seis anos, morei com vizinhos meus que me tocaram como se fosse um animal.

_ Mas... Você pensa na vida? Pensa em estudar? Ainda vê esperanças de que pode viver algum dia de forma diferente?

_ Claro que não senhor, já viu o mundo aqui fora como é? Já viu como pensam os ricos por aqui? Você sabe o que fazem quando me vêem sujo e sem dinheiro deste jeito? Tem nojo

_ Sabe filho, minha vida é muito corrida, meus filhos muito unidos a mim, tenho que mesmo nessa idade dar conta da casa, perdi minha mulher há cinco anos, e sabe como é, o mundo não para secarmos as lágrimas da perda de uma pessoa.

_ Sei sim, perdi minha família e o mundo nunca me ofereceu um lenço para me consolar, por isso não me vejo diferente. Sabe não me vejo amanhã, acordar pra mim é sempre uma surpresa.

_ Olha menino, eu não tenho muito que fazer nem tanto o que te ajudar, mas... posso te fazer um convite de ir na confraternização de aniversário da empresa em que trabalho hoje a noite, talvez me dê sorte no sorteio dos móveis e eletrodomésticos. Quem sabe assim posso dividir com você?

_ Muito obrigado moço sabe, isso me acontece muito, todos os dias, as granfinas pessoas me dão aparelhos de som, e não tenho energia, me dão filmes e não tenho TV, me dão celulares usados e nunca os liguei porque nem sei pra que serve, e esquecem de que se me derem comida eu terei sim estômago.

_Como assim?

_Eu não quero muito, só quero que alguém olhe pra mim diferente, não me olhe com tanta pressa e nem me dirija à palavra como se eu não valesse nada, queria que pelo menos alguém me visse como um menino que sonha que quando acorda surpreso também acha que tudo é diferente, mas não é eu quero que alguém perca um tempinho me dando um abraço me dando uma palavra, ou quem sabe tentando mesmo que desnecessariamente me convencer de que eu posso ter sucesso na vida. Não quero nada além de alguém que me complete para eu me apoiar.



O velho silencia. O garoto abaixa a cabeça, chora e seca rápido suas lágrimas para orgulhosamente não mostrar sua dor. Neste momento o mestre olha para ele e diz:



_ Sabe filho, me chamam de mestre, acham que sempre ajudo, porém hoje você me fez ver a vida de uma forma na qual eu jamais havia visto e jamais havia pensado a respeito, você me fez concluir que todos nós negamos os nossos desejos, mentimos, amamos, somos tristes e vivemos com pressa na vida, passamos rápido demais e nunca olhamos no outro aquilo que nos completa. Jamais assumimos que falseamos o orgulho ou que jamais fomos verdadeiros com as pessoas. Só há esta vida, e frequentemente decidimos perder um dia dela estando desassossegado por não ter sido diferença para as pessoas. Sabe hoje você fez com que meu dia seja diferente, porque você me provou que os mais felizes são os que menos tem, pois estes conseguem ver a realidade sem usar a máscara da farsa existencial. A farsa que nos faz ser no mundo sem estar nele. E amar os outro sem apostar que ele pode fazer a diferença.



“A geração dos mascarados está aí, compre já a sua, máscara para quem quer ser infeliz, e mascara para o desamor, são de graça, basta confiar no mundo que já está pronto” (Matheus Henrique).


Um comentário:

  1. Esta msg é uma grande lição. Nós vivemos nosso dia a dia de máscaras e não damos o braço a torcer.... Pretendo me policiar daqui pra frente!!!!
    Bjus

    ResponderExcluir